Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Cirurgia plástica em alta na terceira idade

por

A cirurgia plástica não tem idade! Mais ativos e muito mais vaidosos, os integrantes da terceira idade perderam o medo de hospitais, salas de cirurgias e de agulhas. Eles fazem de tudo para acabar com os desconfortos estéticos e, inclusive, se submetem a vários procedimentos cirúrgicos. Confira neste post dicas de segurança e os procedimentos mais realizados por pessoas da terceira idade!

Segundo o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira, as principais queixas dessa nova geração de pacientes são a flacidez, o excesso de pele, as rugas e o acúmulo de gorduras acarretadas pelo envelhecimento.

— A cirurgias plástica como a correção de rugas e flacidez facial, a retirada dos excessos de pele e gordura nas pálpebras, a lipoaspiração, a flacidez da mama, além de tratamentos de pele estão entre as mais requisitadas por pessoas com idade superior a 60 anos — explica.

Os riscos de uma intervenção cirúrgica em idade avançada já não são grandes como antigamente, pois com a evolução das medidas anti-envelhecimento e estabilização dos níveis hormonais, atualmente os pacientes da terceira idade podem submeter-se a cirurgias com muito mais segurança. Os recursos anestésicos e equipamentos modernos proporcionam segurança e recuperação adequada aos pacientes que se submetem à cirurgia plástica.

Todas as pessoas quem pretendem fazer algum procedimento cirúrgico devem realizar uma bateria de exames para identificar qualquer alteração na saúde que possa interferir na cirurgia, como hipertensão, diabetes ou problemas cardiovasculares.

— Antes de iniciar qualquer cirurgia, o paciente deve ser cuidadosamente examinado e avisado sobre os riscos. Em decorrência do desgaste que as células sofrem com o tempo, a pessoa pode apresentar problemas ocultos, como o acúmulo de gordura nos vasos, que pode gerar uma obstrução — alerta o cirurgião plástico.

Cirurgia plástica depois dos 60 anos

Quando se trata de melhorar o aspecto de flacidez, rugas e sulcos proeminentes, indica-se a ritidoplastia. Essa cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e do pescoço, assim como remover os excessos de pele e gordura localizada nestas áreas, dando ao rosto uma aparência mais rejuvenescida. Para os homens da terceira idade, a cirurgia plástica mais requisitada é a correção das pálpebras, que elimina a pele e as bolsas de gordura ao redor dos olhos.

A lipoaspiração na terceira idade deve ser realizada com muito cuidado por causa da baixa capacidade de retração da pele. O paciente que deseja submeter-se à lipoaspiração deve apresentar uma qualidade da pele adequada, pois sem elasticidade, pode ocorrer uma flacidez da área lipoaspirada. O excesso de gordura, flacidez e fraqueza muscular do abdômen podem ser resolvidos com a abdominoplastia, que também é uma alternativa principalmente para as mulheres que desejam melhorar o contorno da silhueta.

Os tratamentos estéticos como luz intensa pulsada, laser fracionado, peelings químicos e até mesmo preenchimentos são os procedimentos mais adequados para quem está em busca do rejuvenescimento sem a intenção de passar por um procedimento cirúrgico. Os peelings, por exemplo, estimulam a reorganização e produção de fibras de colágeno, induzindo a pele a um aspecto mais firme e saudável.

Nesta idade as pessoas são mais propensas a terem diabetes e hipertensão, por isso é importante manter uma atenção redobrada na escolha do seu cirurgião e nos exames pré-operatórios.

— É importante o paciente fazer uma avaliação pré-anestésica com o intuito de descobrir se existe alguma alteração que possa comprometer a segurança e a saúde — orienta o cirurgião.

Fonte: Zero Hora

Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!
Até o próximo post!

Dr. Marcel Molon
Cirurgia Plastica Porto Alegre | Cirurgia Plástica Caxias do Sul


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo