Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

A mamoplastia redutora, ou plástica de redução das mamas, é realizada para corrigir seios grandes e caídos. Além de comprometer a aparência e resultar em constrangimento social, mamas volumosas podem trazer desconforto físico, causando dor nas costas e nos ombros, problemas posturais e erupções cutâneas em sua porção inferior.

Embora classificado como um procedimento reconstrutivo, a mamoplastia redutora tem um componente estético importante, melhorando a forma e aparência geral dos seios e deixando-os mais proporcionais ao restante do corpo.

A técnica tradicional para este procedimento produz uma cicatriz que circunda a aréola e continua para baixo em forma de T invertido. Pelas incisões, são retirados os excessos de pele, tecido glandular e gordura. Em seguida, é feito o remodelamento dos seios e o reposicionamento dos mamilos, obtendo-se uma consistência mais firme e com menor flacidez. A forma cônica e arredondada das mamas deve ser almejada. Pode ser combinada à lipoaspiração para remoção da gordura da parede torácica lateral às mamas, modelando um contorno corporal mais harmônico.

Leia
Perguntas frequentes

Qual é o tipo de anestesia?

Anestesia geral.

A mamoplastia redutora e mastopexia deixam cicatrizes?

Qualquer procedimento em que haja corte da pele deixa uma cicatriz resultante final. As cicatrizes passam por algumas fases até atingirem a fase final de maturação, que ocorre normalmente com 1 ano do procedimento. No entanto, nunca podemos dar garantias quanto à qualidade das cicatrizes, pois a cicatrização depende de fatores próprios inerentes a cada paciente.

Onde se localizam as cicatrizes?

Sempre existirá uma cicatriz ao redor da aréola. Na parte inferior da mama, as cicatrizes poderão ser em “T” invertido (vertical e no sulco mamário), em “I” (vertical) ou em “JL” (vertical e no sulco mamário porção lateral), de acordo com a técnica operatória empregada.

As cicatrizes podem ficar muito visíveis? Por que isso acontece?

Alguns pacientes podem apresentar uma evolução menos favorável da sua cicatriz. De um modo geral, a maioria dos pacientes tem cicatrizes de boa qualidade, mas alguns fatores aumentam o risco de se desenvolver uma cicatriz hipertrófica ou queloidiana, a saber: indivíduos de pele negra; presença de cicatrizes prévias hipertróficas/queloidianas; história familiar.

Em quanto tempo terei o resultado definitivo?

As "novas mamas" passam por vários períodos evolutivos, em relação à sua forma até que o resultado final seja atingido: até o 30º dia, as mamas estão firmes, inchadas, com áreas de pouca sensibilidade e cicatrizes ainda avermelhadas; até o 6º mês, costuma haver uma ligeira redução na parte superior da mama e a melhoria no contorno da mama; a partir do 6º mês ao 12º mês, é o período em que a mama atinge a sua forma definitiva (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). O equilíbrio entre as mamas pode ser variável.

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas deverão ter a consistência melhorada após a cirurgia. O tamanho será menor (na mamoplastia redutora) ou permanecerá semelhante (na mastopexia). A mastopexia não aumenta o tamanho e nem preenche significativamente a porção superior das suas mamas. Caso queira mamas maiores, mais cheias, considere combinar com a inclusão de próteses de silicone.

No caso de uma gravidez, a forma obtida pode ficar prejudicada? As mamas podem "cair" novamente?

Sim. A gravidez, o ganho ou a redução de peso, a lactação e a amamentação costumam alterar, em maior ou menor grau, a forma das mamas. A ação da gravidade também faz com que haja uma queda das mamas. Um novo procedimento pode ser necessário posteriormente para corrigir estas alterações.

As mamas podem crescer novamente?

Sim, isso pode ocorrer caso você ganhe peso após a cirurgia.

A cirurgia pode alterar a sensibilidade das mamas?

Sim. Algumas pacientes podem apresentar aumento na sensibilidade; outras, uma redução. Estas alterações costumam ser temporárias. Alguns raros casos (menos de 1%) pode haver a perda definitiva da sensibilidade nos mamilos.

A cirurgia pode atrapalhar a amamentação?

Pode (mais na mamoplastia redutora do que na mastopexia). Nos casos de mamas muito grandes, que foram reduzidas acentuadamente, a lactação e a
amamentação poderão ficar prejudicadas. Em casos de pequenas e médias reduções, a lactação e a amamentação poderão ser preservadas. Algumas
pacientes poderão apresentar diminuição na sensibilidade dos mamilos, que podem prejudicar o ato de amamentar.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo varia de 3 a 4 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo de cirurgia não deve ser confundido com o tempo de permanência no centro cirúrgico, pois esta permanência inclui a preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

O pós-operatório é doloroso?

Geralmente não. Uma mamoplastia de evolução normal não deve apresentar dor importante e costuma ser bem controlada com a utilização de analgésicos comuns e anti-inflamatórios.

Quando são retirados os pontos? Terei que usar um sutiã específico?

Os pontos são retirados a partir do 7º dia e em até 21 dias. O uso do sutiã modelador é recomendado por pelo menos 30 dias.

Em quanto tempo poderei tomar sol?

Deve-se evitar a exposição das cicatrizes ao sol por, no mínimo, 6 meses. Além da proteção física, deve ser usado nas cicatrizes um protetor solar com FPS > 50. As áreas atingidas pela cirurgia não devem ser expostas ao sol enquanto durarem as manchas roxas.

Quando poderei retornar aos meus exercícios?

Depende do tipo de exercícios. É necessário tomar cuidado com a movimentação excessiva dos braços num período de 3 a 4 semanas. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser reiniciados entre 20-30 dias, evitando-se o alto impacto. Os exercícios que envolvam o tórax geralmente devem aguardar cerca de 45 a 60 dias.

Tenho medo de morrer durante uma cirurgia de prótese de mama. Há risco na cirurgia?

O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em qualquer atividade diária. O importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo este risco.

DEPOIMENTOS

Me atendeu com o carinho de um filho cuidadoso. Um profissional maravilhoso.

Lucy Mariano

Ótimo profissional! Uma pessoa super responsável no trabalho que realiza, muito atencioso com seus pacientes. Um médico sempre presente. Super recomendo. Só agradeço pelo trabalho maravilhoso.

Sharlise Bertoldi Altemann Geannichini

Minha filha fez uma mamoplastia, e nós só temos a agradecer o dr. Marcel e sua equipe​. ​Ficou perfeito o resultado. O dr Marcel é um médico excelente, uma pessoa maravilhosa que no primeiro momento já passa segurança. Eu super recomendo o dr Marcel Molon!!

Carine Desbesel de Carvalho

Super indico. Fez um trabalho perfeito. Te passa segurança na primeira consulta. Muito atencioso, cuidadoso e com uma dedicação maravilhosa no pós. Fiz mamoplastia de aumento e correção de mamas tuberosas.

Diullia San Martin da Silva

Eu fiz cirurgia com Dr. Marcel Molon. Médico excelente, sempre atencioso, super profissional, estou muito feliz e super indico.

Natália Fagundes Goldani

Obrigada, dr. Marcel, por ser esse profissional maravilhoso, dedicado, sempre passando segurança, além de fazer um excelente trabalho. Só tenho a agradecer pela mamoplastia redutora, o resultado ficou acima do esperado. Desde o primeiro atendimento até o pós-cirúrgico, foi excelente. Não posso esquecer da equipe que te acompanha, são maravilhosos. Indico o dr. Marcel, profissional competente e sério

Geanne Cristine

Conheça todos os
procedimentos
de Mamas.

Silicone nas Mamas

Para que alcancemos o resultado esperado, fazemos um minucioso planejamento pré-operatório, considerando fatores como altura, peso, biotipo, medida da parede torácica e tamanho e forma desejados das mamas. Além disso, junto com a paciente, avaliamos aspectos específicos sobre o procedimento. Tais como a localização do implante (atrás do tecido mamário ou do músculo peitoral), sua…

SAIBA MAIS

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora, ou plástica de redução das mamas, é realizada para corrigir seios grandes e caídos. Além de comprometer a aparência e resultar em constrangimento social, mamas volumosas podem trazer desconforto físico, causando dor nas costas e nos ombros, problemas posturais e erupções cutâneas em sua porção inferior. Embora classificado como um procedimento reconstrutivo,…

SAIBA MAIS

Lifting das Mamas – Mastopexia

O lifting das mamas, conhecido também como mastopexia ou plástica de levantamento das mamas, é realizado para restaurar o formato juvenil e a consistência dos seios. Ao longo do tempo, os efeitos da gravidade e da perda de elasticidade natural da pele começam a refletir na aparência dos seios da mulher. Esses fatores, combinados com…

SAIBA MAIS

Ginecomastia

A ginecomastia, ou desenvolvimento excessivo de mamas nos homens, é um problema que costuma constranger o paciente. Esse crescimento pode decorrer de um rompimento do equilíbrio hormonal a partir da puberdade, sendo considerado normal desde que haja involução em um período de até dois anos. É um problema comum entre os idosos devido à diminuição…

SAIBA MAIS

CONVÊNIOS

Atendemos convênios e particulares

Voltar ao topo