Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

A plástica das pálpebras, ou blefaroplastia, busca atenuar o aspecto envelhecido dessa região, valorizando a beleza natural dos olhos. Como ponto central do rosto, os olhos transmitem emoções e ajudam a expressar sentimentos e pensamentos. A combinação da gravidade, envelhecimento, exposição ao sol e hereditariedade contribuem para o processo de alteração no volume palpebral.

O procedimento consiste na correção cirúrgica do excesso da pele e das bolsas de gordura nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas. As incisões ficam escondidas dentro dos sulcos naturais e tornam-se praticamente imperceptíveis ao longo do tempo. Em pacientes que possuam apenas bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, sem excesso de pele, a incisão é realizada na parte interna da pálpebra, não deixando qualquer cicatriz aparente.

O efeito da plástica palpebral é localizado, não proporcionando o rejuvenescimento completo do rosto. Para isso, podem ser associadas outras técnicas, tais como o lifting facial, o lifting de sobrancelhas, preenchimentos com materiais biodegradáveis e aplicação de toxina botulínica. Como cada situação é única, apenas uma consulta pessoal pode ajudar a determinar quais os procedimentos mais adequados para cada paciente.

A plástica das pálpebras é um procedimento muito gratificante, resultando em uma aparência mais descansada, olhar mais jovem e melhora da autoestima do paciente.

Leia
Perguntas frequentes

Existe idade ideal para se operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década de vida.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3-6 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias, conforme orientação médica. Mas nunca podemos dar garantias quanto à qualidade de cicatrizes pois a cicatrização depende de fatores próprios de cada paciente.

Qual o tipo de anestesia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local com uma sedação prévia. Dependendo da vontade do paciente, poderá ser feita anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local, ou mesmo quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns e anti-inflamatórios. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado. Não se automedique.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. De maneira geral, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias para diminuir a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

Qual o período de internação?

Cerca de 6-24 horas, dependendo do tipo de anestesia e situações especiais.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 90-180 minutos (dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo). O tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

O que são as "manchas roxas ou avermelhadas" observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente e mesmo na conjuntiva ocular devido ao próprio trauma cirúrgico. Estas manchas são transitórias e reversíveis.

Quando atingirei o resultado definitivo?

Na maioria dos casos após o terceiro mês. Entretanto, logo após o oitavo dia já será observado aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas duas ou três semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?

Não obrigatoriamente. Pode ser recomendada a colocação de compressas frias por alguns minutos várias vezes ao dia, ato este controlado pelo(a) próprio(a) paciente como profilaxia do edema acentuado.

Quando são retirados os pontos?

Em 5-10 dias.

Quando poderá ser utilizada maquiagem?

Para as pálpebras, cerca de 5 dias após a retirada dos pontos.

Em quanto tempo poderei tomar sol?

Deve-se evitar a exposição das cicatrizes ao sol por, no mínimo, 6 meses. Além da proteção física, deve ser usado nas cicatrizes um protetor solar FPS > 30. As áreas atingidas pela cirurgia não devem ser expostas ao sol enquanto durarem as manchas roxas.

Quando poderei realizar atividades físicas?

Em cerca de 20-30 dias.

Tenho medo de morrer durante uma cirurgia de pálpebras. Há risco na cirurgia?

Raramente a blefaroplastia determina sérias complicações ou risco de morte. O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em qualquer atividade diária. O importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo este risco.

DEPOIMENTOS

Me atendeu com o carinho de um filho cuidadoso. Um profissional maravilhoso.

Lucy Mariano

Ótimo profissional! Uma pessoa super responsável no trabalho que realiza, muito atencioso com seus pacientes. Um médico sempre presente. Super recomendo. Só agradeço pelo trabalho maravilhoso.

Sharlise Bertoldi Altemann Geannichini

Eu fiz cirurgia com Dr. Marcel Molon. Médico excelente, sempre atencioso, super profissional, estou muito feliz e super indico.

Natália Fagundes Goldani

Obrigada, dr. Marcel, por ser esse profissional maravilhoso, dedicado, sempre passando segurança, além de fazer um excelente trabalho. Só tenho a agradecer pela mamoplastia redutora, o resultado ficou acima do esperado. Desde o primeiro atendimento até o pós-cirúrgico, foi excelente. Não posso esquecer da equipe que te acompanha, são maravilhosos. Indico o dr. Marcel, profissional competente e sério

Geanne Cristine

Conheça todos os
procedimentos
de Face.

Pálpebras – Blefaroplastia

A plástica das pálpebras, ou blefaroplastia, busca atenuar o aspecto envelhecido dessa região, valorizando a beleza natural dos olhos. Como ponto central do rosto, os olhos transmitem emoções e ajudam a expressar sentimentos e pensamentos. A combinação da gravidade, envelhecimento, exposição ao sol e hereditariedade contribuem para o processo de alteração no volume palpebral. O…

SAIBA MAIS

Lifting Facial – Ritidoplastia

O lifting facial, ou ritidoplastia, é uma operação destinada a neutralizar os efeitos do processo de envelhecimento. Com o tempo, a pele começa a perder sua elasticidade e a ceder, formando as linhas de expressão, rugas e sulcos. Os efeitos da gravidade, exposição solar, tabagismo e estresse contribuem para este problema. O objetivo principal da…

SAIBA MAIS

Orelhas de Abano – Otoplastia

A plástica das orelhas, ou otoplastia, é realizada para mudar a forma ou tamanho das orelhas. A maioria das pessoas que desejam submeter-se ao procedimento possuem orelhas proeminentes, que se projetam para frente, afastando-se da cabeça. A cirurgia é indicada a partir da idade escolar, evitando-se traumas psicológicos de convívio coletivo nas crianças. Entretanto, não…

SAIBA MAIS

Nariz – Rinoplastia

A plástica do nariz, ou rinoplastia, busca o equilíbrio estético da face sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz. Sendo o nariz o ponto central da face, deve-se procurar harmonia e proporcionalidade com o restante do rosto. Pessoas de todas as idades procuram a cirurgia com o objetivo de reduzir o tamanho do…

SAIBA MAIS

Lipoaspiração Cervical

O pescoço é uma região de evidência no corpo. Alterações na forma e volume desta área podem trazer muita insegurança. O problema pode ser excesso de pele, de gordura ou uma combinação de ambos. Mesmo que o envelhecimento seja a razão mais comum, os jovens também podem não estar satisfeitos com seu pescoço. Para o…

SAIBA MAIS

Preenchimentos Faciais

O preenchimento com substâncias biocompatíveis é um importante aliado no rejuvenescimento facial, usualmente utilizado no aumento dos lábios e no preenchimento de linhas de expressão, rugas e sulcos. São várias as substâncias disponíveis e, durante a consulta, é escolhida a mais adequada para as características do paciente. Os preenchedores podem também ser usados em conjunto…

SAIBA MAIS

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, é um procedimento estético realizado em pessoas de todas as idades para reduzir as rugas da fronte, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos, dos cantos da boca e do pescoço. É basicamente um medicamento que bloqueia os impulsos nervosos, paralisando os músculos causadores das rugas. Quando esse músculo deixa…

SAIBA MAIS

CONVÊNIOS

Atendemos convênios e particulares

Voltar ao topo