Lipoaspiração sem dúvidas
porUma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a lipoaspiração é causa de muitas dúvidas e polêmicas, principalmente quando abordada na mídia. Os detalhes desse procedimento são simples e claros, mas merecem muita atenção. Um engano comum, por exemplo, é acreditar que a lipoaspiração emagrece. Ela se limita a remover a gordura localizada que não é eliminada com dietas nem atividades físicas.
A cirurgia é indicada apenas após a puberdade, a partir dos 17 anos de idade, pois crianças e adolescentes têm maior facilidade para emagrecer e eliminar gordura localizada. Em caso de obesidade durante a adolescência, esse procedimento pode estimular a perda de peso depois da cirurgia. A lipoaspiração é indicada para pessoas saudáveis e relativamente magras, isto é, no máximo, 30% acima do peso ideal. Pele firme e bom tônus muscular também são condições favoráveis para a realização da cirurgia.
A partir dos 40 anos de idade, quando a pele começa a apresentar os sinais de perda de elasticidade, grandes remoções de gordura devem ser evitadas. Isso porque as chances de retração da pele são reduzidas, possibilitando a formação de dobras cutâneas na região lipoaspirada.
A duração da cirurgia varia conforme a região do corpo e o volume de gordura a ser lipoaspirado. Vale lembrar que existe um limite de volume de gordura a ser removido estipulado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Somente 5 a 7% do peso ideal em volume total de gordura podem ser removidos cirurgicamente. Isso significa que pessoas muito acima do peso dificilmente obterão resultados satisfatórios.
A anestesia aplicada também depende da área que será lipoaspirada, podendo ser peridural ou local, ambas com sedação. Os cortes são menores que um centímetro. Durante o pós-operatório, sessões de drenagem linfática são necessárias para que o excesso de líquidos seja eliminado.
Vale lembrar que lugar de cirurgia plástica é em hospital. Médicos que realizam operações em consultórios ou clínicas põem em risco a saúde da paciente e o sucesso da cirurgia. Quando se trata de lipoaspiração, variáveis da cirurgia costumam ser usadas como desculpa para que a paciente concorde em ser operada na clínica ou consultório. É o caso da “minilipo” ou “lipo light”, cirurgias que não são reconhecidas nem autorizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Fonte: Dream Plastic