Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Ginecomastia atinge cerca de 40% dos homens

por

A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas, que afeta a vida emocional e também física de cerca de 40% da população masculina.

A ginecomastia ocorre, frequentemente, por conta de disfunção hormonal, uso de medicamentos ou drogas e até sem causa identificável. A região mamária aumenta de volume devido ao acúmulo de gordura, desenvolvimento da glândula mamária ou ambos.

O crescimento das mamas pode afetar bastante a autoestima e a sociabilidade masculina, em especial na fase da adolescência.

A ginecomastia é classificada em três graus e pode afetar apenas um dos lados do corpo, causando assimetria. A ginecomastia pode, ainda, ser levemente dolorida.

Há diversas maneiras de tratar a ginecomastia e cada caso deve ser estudado individualmente. O procedimento cirúrgico é, habitualmente, o tratamento ideal para resolver o problema. Dentre as cirurgias que podem ser realizadas para sanar o problema, estão a lipoaspiração com ou sem retirada de tecido mamário, em casos moderados, e, em casos mais graves, a retirada de tecido mamário e pele.

Em adolescentes que sofreram com o efeito sanfona, a ginecomastia é um problema comum, mas os profissionais alertam que uma cirurgia só é realizada após a estabilização do peso ideal por, pelo menos, seis meses.

Se o paciente não apresenta problemas físicos associados, a cirurgia para correção da ginecomastia  acontece pela manhã, com alta no mesmo dia. No pós-operatório é preciso usar cinta elástica, que parece um sutiã específico, por até três meses após a cirurgia, fazendo drenagem linfática no terceiro dia pós-cirurgia – cerca de cinco sessões -, para reduzir o inchaço, a formação de hematomas e a possibilidade de nódulos de fibrose embaixo da pele, que a deixariam irregular.

A primeira semana após a cirurgia para correção de ginecomastia é de repouso total. Após a segunda semana já é permitido dirigir. Exercícios físicos são liberados após um mês, assim como abaixar para pegar objetos e crianças.

Adaptado de Terra – Vida e Saúde

Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!
Até o próximo post!

Dr. Marcel Molon – Cirurgião Plástico
Cirurgia Plastica Porto Alegre


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo