Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Mutirão de cirurgias plásticas reparadoras atende 70 pessoas no RS

por

O mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, que foi realizado nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, beneficiou cerca de 70 gaúchos. Realizados nos hospitais São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Santa Casa, Cristo Redentor, Ernesto Dornelles, Nossa Senhora da Conceição e Clínicas, todos em Porto Alegre, os procedimentos integraram a ação humanitária promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os casos escolhidos foram de pacientes com câncer de pele e que aguardavam para fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O publicitário Danilo Andrade foi um dos beneficiados e conseguiu, no mutirão, realizar a retirada de duas manchas no peito. “É um alívio poder fazer o procedimento com rapidez”, afirmou ele, pouco antes da cirurgia. Andrade está em tratamento de câncer de pele.

Segundo o coordenador nacional dos mutirões do SBCP, Pedro Martins, essa é uma maneira de proporcionar bem-estar aos pacientes. “É uma cura da doença, mas também um estímulo de vida, de bem-estar consigo mesmo”, explicou o presidente. Ele afirmou que ao longo do ano são promovidos diversos mutirões, como em março, em que foram feitas 500 cirurgias de reconstrução mamárias no Brasil. Além disso, até o final de 2012 será promovida outra ação no Amapá para atender as vítimas do escalpelamento (que são cortes na face provocados acidentalmente em embarcações comum na região).

O mutirão ocorreu à véspera do 49º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que reunirá mais de 2,5 mil especialistas de todo o mundo, até o dia 18, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Capital. O evento irá discutir as novidades na área da cirurgia plástica, como procedimentos e técnicas. O patrono da cirurgia plástica no Brasil, Ivo Pitanguy participará da abertura na noite de quinta-feira, às 20h.

Para o presidente da diretoria regional do SBCP, Paulo Becker do Amaral, a cirurgia plástica tem atingido resultado cada vez mais importantes, com procedimentos que trazer mais segurança e conforto aos pacientes. “É fundamental a troca de experiências para que possamos avançar cada vez mais na área e viabilizar procedimentos cada vez mais complexos”, explicou ele, ressaltando que o Congresso reunirá especialistas de diversos países europeus, asiático e do Oriente Médio, além dos Estados Unidos.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro em volume de cirurgias plásticas. Apenas no ano passado foram realizados 35 mil procedimentos, sendo que 60% com finalidade estética e 40%, reparadora. O Estado tem 350 profissionais habilitados.

Fonte: Correio do Povo


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo