Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Dr. Ivo Pitanguy palestrará em Porto Alegre

por

Referência mundial em cirurgia plástica, o professor Ivo Pitanguy confirmou presença na 49ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que ocorrerá entre os dias 14 a 18 de novembro em Porto Alegre. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e é um dos mais importantes encontros da categoria. Pitanguy palestrará sobre cirurgia da face.

Saiba um pouco mais da trajetória que levou o Dr. Ivo Pitanguy a tornar-se um ícone mundial da Cirurgia Plástica!


Biografia

Ivo Pitanguy começou a cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, mas se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1946. No final da década de 40, a cirurgia plástica ainda não era reconhecida como uma especialidade médica. Com uma bolsa de estudos, Pitanguy partiu para os EUA para atuar como cirurgião-residente no Hospital Bethesda, em Cincinnati, entre 1948 a 1949. Na mesma época, frequentou a Clínica Mayo, em Minnesota, e  o serviço de cirurgia plástica do Dr. John Marquis Converse, em Nova Iorque.

De volta ao Brasil, em 1949, Pitanguy criou o Serviço de Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o primeiro de cirurgia de mão da América do Sul, onde atendeu a pacientes carentes e vítimas de deformidades. Entre 1950 e 1951, em Paris, ele foi visiting fellow (membro/aluno-visitante) de Marc Iselin, um dos criadores da cirurgia de mão e referência no assunto.

Novamente no Brasil, Pitanguy atuou no Serviço de Queimaduras e de Cirurgia Reparadora do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, entre 1952 e 1955. Em 1954, passou a chefiar o Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Em 1960, criou o curso de pós-graduação em cirurgia plástica da PUC-RJ, integrado à enfermaria da Santa Casa. O curso já formou 45 turmas, cerca de 500 alunos de mais de 40 países.

Em 1963, fundou a Clínica Ivo Pitanguy, que se tornou um centro de excelência em cirurgia plástica estética e reconstrutora. Ali o professor Pitanguy supervisiona uma equipe de cirurgiões plásticos afinados com suas técnicas e sua filosofia. Professor Pitanguy foi chefe da cadeira de cirurgia na Escola de Medicina Souza Marques, tradicional escola médica do Rio de Janeiro.

Semanalmente, às quartas-feiras, o professor vai à 38ª enfermaria da Santa Casa, onde orienta cirurgias, discute os casos mais complexos com seus assistentes e compartilha sua experiência com os residentes. Uma equipe de 40 médicos, entre instrutores e auxiliares, realiza aproximadamente mil cirurgias anualmente, a maior parte em pacientes com deformidades congênitas ou sequelas de trauma, queimaduras e tumores. Cirurgias estéticas também são feitas, pois o professor Pitanguy acredita que qualquer desconforto com a própria imagem deva ser considerado.

 


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo