Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Cirurgia plástica x Beleza

por

Inúmeros são os métodos para buscar a beleza tida como ideal, mas os médicos afirmam que nenhum procedimento é milagroso e nem sempre os resultados podem coincidir com as expectativas.

De acordo com a psicóloga Clarissa Telles, o consumo e a estética surgem como fatores principais da existência em nossa sociedade e a ausência de beleza ideal virou um drama: “No passado, as pessoas não organizavam suas vidas em torno de seus corpos. Atualmente, há uma substituição do bom comportamento pela boa aparência. A indústria da beleza promove a falsa idéia de que pode proporcionar tudo. Com isso, muitos perdem a oportunidade de viver relações baseadas em verdades, que personalizam e aperfeiçoam indivíduos”.

O cirurgião plástico Wandler de Pádua, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, acredita que alguns pacientes estão em busca dos chamados ganhos secundários: “Um implante de 300 ml no seio não garante a reconciliação de um casal, assim como uma cirurgia de abdome não é a senha para uma evolução na carreira”.

Outro anseio a ser evitado é o referencial externo. “É preciso estar atento para não tentar responder à imposição de estereótipos”, alerta Clarissa. “Quando a paciente busca ter o nariz de uma top model, é necessário cautela. Alterar as características radicalmente não é o melhor caminho. O ideal é conseguir uma harmonia”, afirma o cirurgião plástico.

As expectativas dos pacientes merecem grande atenção e é papel do médico fornecer todas as informações, esclarecendo quais as possibilidades reais para cada caso. “Uma cirurgia facial não traz de volta o rosto da juventude, mas possibilita um ar leve e descansado. Uma lipoaspiração não substitui dieta e exercícios regulares, porém melhora o contorno corporal”, esclarece Dr. Wandler.

Autoestima

Se a preocupação e os investimentos estéticos ocupam um papel adequado na vida de um indivíduo, eles podem trazer até benefícios, como o aumento da auto-estima. “É uma característica humana a procura permanente pelo aperfeiçoamento, já que temos potencial ilimitado para o desenvolvimento e a conquista. É certo que a auto-estima fortalecida gera um impacto positivo. É só estar atento para que a beleza não ocupe o lugar dos valores morais e éticos”, finaliza Clarissa.

Quem pretende se submeter à cirurgia plástica, deve: 

• Procurar um médico especialista, filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

• Não tomar decisões por determinados procedimentos se estiver vivenciando uma situação desafiadora do ponto de vista emocional, como a perda de uma pessoa querida, término de relações amorosas ou uma demissão involuntária.

• Estar atento à real motivação da busca pela beleza. Uma cirurgia plástica não trará, necessariamente, um ganho secundário, como um casamento mais feliz ou uma promoção no trabalho.

• A operação deve ser precedida de uma criteriosa avaliação clínica e da realização de exames complementares compatíveis com sua faixa etária e o tipo de procedimento. A avaliação pré-cirúrgica é etapa indispensável para sua segurança.

• Observar todas as recomendações médicas para o pós-cirúrgico. Se você acreditar que não terá tempo para realizar o repouso necessário, não faça a cirurgia.

• Tirar todas as dúvidas antes da cirurgia e conhecer todos os riscos do procedimento desejado, bem como o tempo previsto para pode observar os resultados. Expectativas inalcançáveis costumam gerar frustrações.

• A cirurgia plástica estética ou reconstrutora pode causar impacto positivo no bem-estar, por fortalecer a autoestima e a autoconfiança. Para que traga benefícios, deve ser encarada com muita responsabilidade.

Fonte: Destaquesp


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo