Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Redução mamária x Amamentação

por

Mamas grandes e caídas são causa de desconforto estético, físico e até mesmo psicológico para muitas mulheres. A correção cirúrgica indicada para esses casos é a mastopexia ou a mamoplastia redutora. O momento ideal para a realização da cirurgia se dá na estabilização do tamanho das mamas. Assim, adolescentes devem aguardar até o final da formação corporal, enquanto mulheres com frequentes alterações de peso devem manter um número fixo.

Embora grande parte dos casos de flacidez nas mamas resulte da gestação e amamentação, é possível que mulheres apresentem mamas caídas sem ter passado por esse processo. Logo, uma dúvida que comumente surge nos consultórios é quanto os riscos que a redução das mamas traz à amamentação.

Antes de responder esaa pergunta, porém, é preciso compreender no que consiste a mamoplastia redutora. Dependendo do grau de ptose mamária e do volume dos seios, remove-se determinada quantidade de excesso de pele, de gordura e de glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite. A incisão também varia conforme a condição da paciente.

Casos mais graves exigem remoção de mais gordura e glândulas mamárias que a média. Assim, a futura produção de leite poderá ser comprometida. Não na qualidade, mas na quantidade. Além disso, é preciso aguardar a plena recuperação dos ductos, canais de transporte de leite até os mamilos.

Uma vez que a amamentação frequentemente resulta em flacidez da pele dos seios, o ideal é que a redução das mamas seja realizada somente quando a paciente decidir que não irá mais engravidar nem amamentar. Além do tempo de amamentação, a quantidade de gestações e as alterações de peso também causam flacidez e queda das mamas.

Vale lembrar que o leite materno é o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida. Por isso, não se deve suspender a amamentação com a intenção de evitar mudanças estéticas.

Fonte: DreamPlastic


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo