Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Cirurgia plástica após a gravidez

por

Toda mulher sonha em manter o mesmo corpo de antes da gravidez. A gestação é uma fase marcada por inúmeras transformações físicas, emocionais e hormonais no corpo, e muitas pensam em recorrer à cirurgia plástica após o parto. As alterações físicas ocorrem principalmente nos seios e no abdômen, com acúmulo de gordura, flacidez de pele ou estrias. Essas alterações variam com o excesso de peso ganho por cada mulher durante a gravidez. Como tratamento complementar, a cirurgia plástica pode ajudar na recuperação da autoestima e do contorno corporal das mulheres.

Não à toa, o ser humano é vaidoso. Ser atraente é uma condição na qual as pessoas não abrem mão e as mulheres seguem padrões estéticos mais rígidos e são mais cobradas. Os problemas mais comuns após a gestação são as estrias, a flacidez da mama, uma barriguinha indesejada e alguns quilos extras. A popularização da cirurgia plástica trouxe a possibilidade de mudanças.

Assim como o corpo muda por vários meses durante a gestação, a volta depois do parto demanda tempo e paciência. O corpo precisa de um período para se adaptar à nova realidade e passa a eliminar o excesso de água, originário da ação dos hormônios placentários.

O emagrecimento é um processo gradual, que pode ser conquistado com alimentação balanceada antes, durante e depois da gravidez. Deve-se priorizar alimentos ricos em nutrientes, sem guloseimas. Com a amamentação do bebê, o gasto energético também aumenta. Após quarenta dias do nascimento do bebê a mãe está liberada para a atividades físicas. Também é importante cuidar da hidratação da pele. Quem engorda até 12 kg normalmente tende a chegar ao peso ideal nos primeiros meses seguindo estas recomendações..

A indicação de cirurgia plástica é feita com muito cuidado, esperando o corpo voltar ao normal e o peso e hormônios se estabilizarem. O tempo de espera deve ser de três a seis meses após o desmame, por conta da ação dos hormônios que agem durante a amamentação. A cirurgia plástica também não deve ser feita em conjunto com o parto, pois o corpo está totalmente modificado, o que inviabiliza uma avaliação precisa, além das alterações imunológicas, físicas e hormonais que causam a infiltração nos tecidos e dilatação dos vasos sanguíneos.

Outro aspecto importante: se a mãe planeja ter mais filhos, o ideal é postergar a cirurgia plástica para depois da última gravidez. Uma eventual gravidez pode prejudicar o resultado obtido, pois com o ganho de peso em uma futura gestação poderá ocorrer estiramento da pele e, possivelmente, formação de estrias e flacidez .

Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!
Até o próximo post!

Dr. Marcel Pelini Molon
Cirurgia Plastica Porto Alegre | Cirurgia Plástica Caxias do Sul 


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo