Cirurgia plástica pós-emagrecimento
porA cirurgia plástica pós-emagrecimento é realizada para retirada do excesso de pele e auxilia na recuperação da auto-estima e na qualidade de vida do paciente.
Após a cirurgia de redução de estômago, o emagrecimento ocorre de forma abrupta, sendo um pouco mais rápido nos primeiros meses em função do pós operatório imediato.
À medida que emagrece, o paciente geralmente apresenta flacidez no abdômen, braços, pernas e/ou mamas. O excesso de pele pós-emagrecimento pode variar em diversos graus, de acordo com a flacidez presente antes da perda de peso, quantidade de quilos eliminados e características individuais da pele.
A primeira e mais recorrente queixa dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica é a da formação de um “avental” de pele no abdômen, provocado pela flacidez do tecido cutâneo. Depois, aparecem outras necessidades, como cirurgias plásticas de mama, coxa, braço e tórax que, de certa forma, complementam a cirurgia de abdômen.
O resultado pode comprometer a aparência e a autoestima, prejudicando até a higienização de determinadas áreas do corpo. Nesses casos, o paciente deve submeter-se a cirurgia plástica pós-emagrecimento para corrigir as alterações do contorno corporal provocadas pela grande perda ponderal.
O melhor momento para se submeter a este tipo de cirurgia plástica é quando o paciente estabiliza seu peso depois da cirurgia bariátrica. Mas é fundamental também uma avaliação clínica detalhada, pois esses pacientes estão mais sujeitos a alterações como anemia e distúrbios metabólicos do que a maioria das pessoas.
As cirurgias mais realizadas pós-obesidade:
- Mamoplastia – Tem a finalidade de retirar o excesso de tecido mamário. Na maioria dos casos, após grandes emagrecimentos, observamos um excesso de pele, com queda (ptose) das mamas, e diminuição significativa do volume (parênquima) mamário. O implante de mama é recomendado, na maioria dos casos, para melhorar a forma e o tamanho da mama.
- Ginecomastia [homens] – É indicada para casos de ginecomastia (mamas) volumosas em homens, que costumam apresentar flacidez e sobra de pele.
- Lifting de braço – Tem por objetivo melhorar a forma e o contorno da região por meio da retirada de pele e de gordura.
- Abdominoplastia – Objetiva retirar o excesso de tecido (pele e gordura) que se acumula principalmente abaixo do umbigo. Não é uma cirurgia para emagrecer, mas sim para o remodelamento do abdômen.
- Lifting de coxa – Tem por objetivo melhorar a forma e o contorno da região por meio da retirada de pele e de gordura.
Fonte: adaptado de Revista Vida, Saúde e Beleza
Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!
Até o próximo post!
Dr. Marcel Molon
Cirurgia Plastica Porto Alegre