Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Mitos e verdades sobre Cirurgia Plástica

por

A realização de uma cirurgia plástica está relacionada ao bem-estar social e emocional, pois quando a intervenção é feita para resolver problemas estéticos ou reparadores, ela reflete diretamente no bem-estar do paciente, melhorando a sua autoestima. De acordo com a cirurgiã plástica Ana Paula Polato Guiné, o desejo de mudar algo que não agrade no corpo motiva o brasileiro a procurar cada vez mais procedimentos cirúrgicos.

“Uma das primeiras coisas que as pessoas notam após uma cirurgia plástica é que seus corpos parecem mais proporcionais ou equilibrados. O intuito da cirurgia é a busca pelo contorno e harmonia corporal”, explica a cirurgiã. Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), só no ano passado 400 mil brasileiras, das quais 60 mil têm menos de 30 anos, implantaram silicone nos seios ou eliminaram gordura de algum ponto do corpo.

“A insatisfação com o corpo e o medo da velhice são os principais motivos que levam as pessoas ao centro cirúrgico. Entre os procedimentos estéticos, o mais procurado é a cirurgia de mama (levando em conta aumento, redução e lifting mamário), seguido pela lipoaspiração, ressalta a cirurgiã plástica.

Para esclarecer algumas duvidas de pacientes que desejam fazer algum tipo de cirurgia plástica, a cirurgiã plástica Ana Paula Polato Guiné expõe algumas questões sobre o que é mito e verdade:

1-A cirurgia plástica não deixa cicatriz? Mito – A partir do momento que se realiza um corte, presente em toda cirurgia, é formado uma cicatriz pelo corpo, que nunca desaparece. O cirurgião procura escondê-las e deixá-las o mais discreta possível.

2- A cirurgia plástica emagrece? Mito – A cirurgia plástica não emagrece, apenas melhora o contorno corporal. Pacientes que desejam emagrecer devem fazer essa escolha antes da cirurgia para que o resultado seja o melhor possível.

3- Mulheres que acabaram de dar a luz podem fazer plástica? Mito- O ideal é a futura mãe aguarde seis meses após o parto e mais três depois da interrupção da amamentação. O correto é operar a paciente cerca de nove meses após o nascimento da criança.

4- Cirurgia plástica também se faz nos órgãos sexuais? Verdade –  É muito comum as mulheres solicitarem a diminuição dos pequenos lábios (ninfoplastia) e o aumento dos grandes lábios (com enxerto de gordura). Estes procedimentos dão um aspecto jovial à área que se modifica com a idade, principalmente após a gestação.

5- Usar cânulas descartáveis durante a cirurgia de lipoaspiração elimina os riscos do paciente pegar uma infecção? Mito- As cânulas descartáveis devem ser esterilizadas antes da cirurgia para aumentar a segurança do paciente. Esse processo pode amenizar os riscos, mas não elimina a possibilidade de ocorrer uma infecção, inerente a qualquer procedimento cirúrgico.

6- O resultado da lipoaspiração só pode ser conferido após seis meses? Verdade- Logo após a lipoaspiração o corpo fica inchado o que dificulta notar o resultado. A pele ainda não se acomodou e pode haver a presença de alguns nódulos e hematomas. Para conferir o resultado, o ideal é esperar até seis meses, pois antes disso podem ocorrer pequenas modificações.

7- Há um limite para a quantidade de gordura a ser retirada? Verdade – Para garantir que a cirurgia seja um sucesso e diminuir grandemente o risco de morte, o correto é não exceder o limite de 7% do peso corporal.

8- A gordura enxertada vai ser toda absorvida em algum tempo? Mito – Cada caso é diferente. Em geral, existe a absorção de apenas parte da gordura enxertada. Esta absorção normalmente é de 30% a 40%. Alguns pacientes podem ter uma absorção bem próxima ao total.

9- Fazer lipoaspiração pela segunda vez é mais difícil que na primeira? Verdade – Quando a cirurgia é feita pela segunda ou terceira vez, em uma mesma região, há traves fibrosas naquele tecido gorduroso e muitos vasos sanguíneos neoformados, o que dificulta a execução do procedimento e aumenta a chance de fibrose (nódulos endurecidos) pós-operatória.

10- As próteses de silicone nas mamas prejudica a amamentação? Mito- Quando colocado pelo sulco submamário, o silicone não interfere na amamentação. As próteses também não interferem na produção ou excreção do leite.

11 -Depois de colocar silicone a mulher perde a sensibilidade nos seios? Mito – É comum ter a sensibilidade alterada, principalmente na região dos mamilos, depois da cirurgia e nos três meses seguintes. Mas, gradualmente, a paciente deve recuperar a sensibilidade. São raros os casos onde a perda de sensibilidade é permanente.

12- A prótese de silicone nos seios precisa ser trocada a cada dez anos? Mito – Não há essa necessidade. A prótese deve ser examinada com frequência e, caso tenha se mantido intacta, não há necessidade de trocar.

13- Existe alguma idade ideal para realizar o implante de silicone nos seios? Verdade – A cirurgia só poderá ser realizada após a passagem da puberdade, quando o corpo já está completamente formado. Normalmente essa idade está relacionada à primeira menstruação, sendo recomendado esperar o mínimo de 3 anos após esse acontecimento. Além disso, a maturidade da adolescente deve ser levada em conta.

14- Cirurgia plástica na barriga só se faz quando há sobra de pele na região, não é para emagrecer. Verdade – Nenhuma cirurgia plástica serve para emagrecer. Apenas para melhorar o aspecto do corpo. Pode-se aspirar à gordura localizada e retirar o excesso de pele, o que melhorará o contorno corporal.

15 – Cirurgia plástica dura para sempre. Mito – Tanto a face quanto o corpo sofrem as mudanças relacionadas às exposições ao ambiente, à gravidade, características individuais como tipo de pele, genética, etc. A cirurgia plástica não congela o tempo.

Vai fazer cirurgia plástica? Então, preste atenção na hora de escolher o seu cirurgião plástico. Converse bastante com seus familiares ou com pessoas que já se submeteram a intervenção cirúrgica. Verifique se o médico escolhido é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e procure um profissional com o qual sinta empatia e segurança.

Fonte: Adaptado de Odebate


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo