Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Bactérias podem ser boas para a pele e na prevenção de rugas, aponta estudo

por

Se você se preocupa com a sua pele, então provavelmente já desenvolveu a rotina de lavar o rosto diariamente. Esta lavagem pode ser simples – realizada durante as manhã e noites – ou complexa incluindo esfoliantes, toners, cremes e loções. Porém, se entre seus produtos de limpeza facial está algum tipo de sabonete antibacteriano, talvez você deva pensar duas vezes antes de usá-lo.

De acordo com Daily Mail, algumas bactérias não devem ser lavadas porque são boas para a pele. Conhecidas como “bactérias boas”, alguns micróbios podem ajudar a manter o sistema imunológico em forma e também prevenir as rugas. Além disso, eles ajudam a manter o rosto úmido e a lutar contra as “bactérias ruins”, que são responsáveis por alguns dos problemas mais comuns da pele – vermelhidão, manchas e imperfeições.

Em cima disso, um recente estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América (PNAS) sugeriu que um ingrediente conhecido como triclosan, comumente encontrado em sabonetes antibacterianos, pode comprometer a função muscular e causar outros problemas de saúde.

Algumas marcas de cremes faciais estão tentando incluir em seus produtos ingredientes que contenham essas bactérias consideradas benéficas ao organismo. Embora nunca seja uma má ideia usar cremes e loções para ajudar sua pele, é aconselhável falar com um profissional especializado que irá ajudá-lo a encontrar o melhor produto para você.

Ainda assim, muitas pessoas falarão que não importa quantos tipos de loção ou cremes sejam usados, ainda existirá propensão ao desenvolvimento de rugas e linhas faciais. É por isso que com a idade muitos optam por procedimentos estéticos, que ajudam a combater os sinais de envelhecimento. Tratamentos injetáveis com toxina Botulínica são as escolhas mais populares para aqueles que procuram procedimentos minimamente invasivos para ajudar a manter uma aparência jovem.

Segundo a Coalizão de Médicos para Segurança Injetável, os pacientes devem estar cientes que o uso de injetáveis pode causar hematomas mínimos após o procedimento. Para reduzir o risco deste efeito colateral, o grupo sugere evitar medicamentos, ou suplementos que afinem o sangue.

A maioria dos procedimentos injetáveis irá exigir mais do que uma visita ao seu especialista, o que significa que os pacientes devem planejar o futuro. Se você sabe que sairá de férias ou não será capaz de visitar seu médico, discuta suas opções com o especialista que irá administrar seu tratamento.

Fonte: Blog Oficial da SBCP (traduzido de ASAPS)


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo