Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Silicone x Câncer de Mama: mitos e verdades

por

A inclusão de próteses de silicone não impede o diagnóstico do câncer de mama, mesmo nas fases iniciais.

A inclusão de próteses de silicone não impede o diagnóstico do câncer de mama, mesmo nas fases iniciais.

Quando o assunto é cirurgia plástica,  a prótese de silicone é a grande favorita entre as mulheres que desejam aumentar e combater a flacidez dos seios. Entretanto, apesar da crescente procura em clínicas especializadas, a mamoplastia de aumento ainda é rodeada por muitos mitos e dúvidas. A principal preocupação das mulheres que desejam se submeter à intervenção é, sem dúvida, a relação entre a prótese de silicone e o câncer de mama.

Pensando nisso, a Dream Plastic e o Dr. Gean Paulo Scopel respondem as principais perguntas sobre o assunto.

A prótese impede o diagnóstico do câncer de mama?
A inclusão de implantes mamários de silicone, tecnicamente definida como mamoplastia de aumento, não impede o diagnóstico do câncer de mama, mesmo nas fases iniciais.

O silicone interfere no autoexame das mamas?
Mulheres com implantes mamários percebem nódulos com maior facilidade durante o autoexame, pois a prótese funciona como um anteparo para a realização das manobras, facilitando assim o diagnóstico.

É mais difícil fazer a mamografia em quem usa prótese de silicone nos seios?
Os implantes de mama podem interferir no exame de câncer de mama durante a mamografia e dificultar o diagnóstico. Por isso é importante informar ao técnico sobre as póteses antes do exame, pois existem manobras especiais (técnica de Eclund) para realização do procedimento, e que possibilitam a visualização de eventuais lesões. Há alguns anos foi publicado no New England Journal of Medicine, uma das mais conceituadas revistas médicas internacionais, que a presença de implantes mamários de silicone não muda o estadiamento, não muda o tratamento, não muda o tempo médio de sobrevida livre de doença e nem altera as chances de cura de pacientes com câncer de mama.

Durante o tratamento do câncer de mama, o silicone atrapalha?
A presença das próteses mamárias não atrapalha na condução do tratamento de pacientes com câncer de mama. Pelo contrário, as próteses de silicone são utilizadas na reconstrução mamária após a cirurgia de retirada do tumor.

Quem tem prótese é mais propensa a desenvolver o tumor?
Ainda não foi publicado nenhum estudo conclusivo que comprove que os implantes de silicone causam câncer de mama em seres humanos.

Dr. Gean Paulo Scopel
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Mestrado e Doutorado em Medicina pela USP

Fonte: Dream Plastic

 


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo