Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Plástica após a gestação

por

Após a gestação, é comum que a mãe queira redefinir seu corpo para assumir sua nova identidade.

Após a gestação, é comum que a mãe queira redefinir seu corpo para assumir sua nova identidade.

Transformações físicas e emocionais são inevitáveis para a mulher que passa por uma gestação. Após o parto, é comum que a mãe queira redefinir seu corpo para assumir sua nova identidade.

A mudança mais visível na forma feminina é o acúmulo de peso. A fim de retomar a aparência original ou até mesmo uma nova, muitas mulheres recorrem às cirurgias plásticas imediatamente após o parto. Contudo, é preciso respeitar o tempo que o organismo necessita para se recuperar das transformações pelas quais ele passou nos últimos meses e esperar pela hora certa para fazer novas mudanças no molde. Órgãos como coração, fígado e rins precisam de dois meses para se recuperar da compressão que o bebê causou durante a gestação. Além disso, os cuidados com o bebê exigem muito do corpo da mãe. Por essa razão, cirurgias plásticas são recomendadas, no mínimo, seis meses após o fim da amamentação.

No meio tempo, é aconselhável que a mulher tente perder peso naturalmente antes de recorrer ao procedimento cirúrgico. Apesar de exercícios físicos rígidos não serem recomendados durante o resguardo, caminhada, hidroginástica e alongamento são atividades físicas saudáveis para a mulher. Aliás, uma dieta balanceada é eficiente para ajudar a reduzir a massa corporal, além de suprir as necessidades fisiológicas do bebê. É imprescindível manter uma alimentação rica em proteínas, que são encontradas em carnes magras, peixe, ovos e feijão, e ingerir líquidos em abundância, uma vez que a amamentação causa muita sede. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com o consumo de açúcar, gordura animal e frituras, e evitar bebidas alcoólicas. Assim, não apenas o organismo da mãe ficará mais saudável, como o leite produzido por ela proverá mais nutrientes para a criança.

Quando o momento ideal para realizar a cirurgia chegar, é preciso definir qual operação será realizada. Uma vez que o corpo da mulher estiver na sua forma natural, estrias e pele flácida poderão ser identificadas. Por conta disso, os principais alvos dos procedimentos cirúrgicos são as mamas e o abdômen. Todavia, é preciso ter em mente que cada região exige uma cirurgia específica.

No caso de uma mulher que adquiriu pouco peso, por exemplo, uma lipoaspiração pode ser suficiente para proporcionar a aparência desejada. Porém, é importante lembrar que a operação apenas remove a gordura em excesso. Se porventura a paciente ganhar muito peso durante a gestação, além da lipoaspiração, é recomendável também uma abdominoplastia para retirar o excesso de pele.

Quanto aos seios, é comum que eles fiquem flácidos. Diante da situação, pode-se optar entre aumentá-los ou diminuí-los. No primeiro caso, implantes de silicone preencherão o espaço previamente ocupado pelo inchaço das glândulas mamárias. A vantagem dessa alternativa é que o excesso de pele existente poupará o seio de novas estrias. Contudo, há quem prefira reduzir as mamas. O procedimento adequado é a mastopexia, que consiste em retirar o excesso de pele e a possivelmente refigurar a aréola, que às vezes aumentam.

Independentemente das operações realizadas, porém, é fundamental ter em mente que elas se limitam a retardar os sinais de envelhecimento, mas são incapazes de impedir que eles se manifestem. A fim de manter os efeitos das cirurgias plásticas, é essencial persistir na prática de exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.

Fonte: Dream Plastic


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo