Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

A ginecomastia, ou desenvolvimento excessivo de mamas nos homens, é um problema que costuma constranger o paciente. Esse crescimento pode decorrer de um rompimento do equilíbrio hormonal a partir da puberdade, sendo considerado normal desde que haja involução em um período de até dois anos. É um problema comum entre os idosos devido à diminuição da produção de hormônios masculinos. Também podem ser causados por doenças sistêmicas, consumo excessivo de álcool ou medicamentos, como corticoides.

Existem três tipos de ginecomastia: a verdadeira (hipertrofia da glândula mamária), a pseudoginecomastia (excesso de tecido gorduroso localizado) e a mista (associação das duas). Na pseudoginecomastia, o tratamento é feito por lipoaspiração. Na verdadeira, o excesso de tecido glandular é retirado por uma incisão semicircular no contorno da aréola. Na mista, associa-se excisão cirúrgica do tecido glandular à lipoaspiração para retirar a gordura e refinar o resultado. Deve-se avaliar também a qualidade e quantidade de pele redundante, sendo por vezes necessária a ressecção desse excedente.

Em geral, a indicação cirúrgica deve-se aos problemas psicológicos que a ginecomastia costuma acarretar para o homem. Observa-se após o procedimento um aumento da autoestima e da confiança do paciente em sua vida social e íntima.

Leia
Perguntas frequentes

Tenho medo de morrer durante uma ginecomastia. Há risco na cirurgia?

O risco não é maior nem menor do que qualquer outra cirurgia eletiva. O risco de ocorrerem eventos adversos é parte inerente à vida, presente em algumas profissões, viagens de avião ou automóvel e à alguns estilos de vida. O
importante em qualquer ato cirúrgico é adotar medidas para reduzir ao máximo
estes riscos.

Qual é o tipo de anestesia?

Apenas anestesia local com sedação. Mas se for necessário complementar a retirada de glândula com uma lipoaspiração na região das mamas, será feita a anestesia geral, pois traz mais segurança ao procedimento.

Qual é o melhor candidato à uma ginecomastia?

O melhor candidato é aquele que possui uma projeção na região mamária, causada por excesso de tecido glandular ou por gordura.

Estou acima do meu peso ideal. Eu posso operar a minha ginecomastia?

Pode.

A cirurgia deixa cicatriz muito visível?

Nos casos em que fazemos a remoção direta da glândula, a cicatriz costuma ser posicionada na borda inferior da aréola e, passados alguns meses, tende à ficar muito pouco perceptível. Mas nunca podemos dar garantias quanto à qualidade de cicatrizes, pois a cicatrização depende de fatores próprios de cada paciente.

Quanto tempo dura a cicatrização da pele?

Período imediato: vai até o 30º dia e tem bom aspecto. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo. Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Nesta fase haverá espessamento natural da cicatriz e
mudança na sua tonalidade, passando de "vermelho" para o "marrom" até ir, aos poucos, clareando. Recomenda-se evitar a exposição solar e acompanhamento. Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Nesta fase, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo o seu aspecto definitivo.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo varia de 2 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo de cirurgia não deve ser confundido com o tempo de permanência no centro cirúrgico, pois esta permanência inclui a preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Qual o período de internação?

Habitualmente 1 dia.

O pós-operatório é doloroso?

Geralmente não. Uma cirurgia de correção de ginecomastia de evolução normal não deve apresentar dor importante e costuma ser bem controlada com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

Quando são retirados os pontos?

A partir do 60 - 7° dia e em até 21 dias.

Terei que ficar com dreno?

Sim, normalmente por 1-2 dias.

Quando tomarei um banho completo?

Habitualmente no terceiro dia após a cirurgia.

Terei que usar uma faixa? Por quanto tempo?

Sim, por cerca de 1 mês.

Em quanto tempo poderei tomar Sol?

Deve-se evitar a exposição das cicatrizes ao Sol por, no mínimo, 6 meses.
Além da proteção física, deve ser usado nas cicatrizes um protetor solar com FPS > 50. As áreas atingidas pela cirurgia não devem ser expostas ao Sol enquanto durarem as manchas roxas.

Em quanto tempo terei um resultado definitivo?

Nunca se deve considerar como definitivo um resultado antes de 6 meses de pós-operatório, mas com cerca de 3 meses já é possível termos uma projeção do resultado final.

Se eu engordar a gordura volta?

Aquela gordura que foi retirada não volta mais. No entanto, novos depósitos de gordura serão formados e poderá haver um prejuízo no resultado obtido com a cirurgia.

E a glândula, pode voltar?

Caso haja desequilíbrios hormonais, podemos ter novamente a proliferação de tecido glandular.

DEPOIMENTOS

Me atendeu com o carinho de um filho cuidadoso. Um profissional maravilhoso.

Lucy Mariano

Ótimo profissional! Uma pessoa super responsável no trabalho que realiza, muito atencioso com seus pacientes. Um médico sempre presente. Super recomendo. Só agradeço pelo trabalho maravilhoso.

Sharlise Bertoldi Altemann Geannichini

Minha filha fez uma mamoplastia, e nós só temos a agradecer o dr. Marcel e sua equipe​. ​Ficou perfeito o resultado. O dr Marcel é um médico excelente, uma pessoa maravilhosa que no primeiro momento já passa segurança. Eu super recomendo o dr Marcel Molon!!

Carine Desbesel de Carvalho

Super indico. Fez um trabalho perfeito. Te passa segurança na primeira consulta. Muito atencioso, cuidadoso e com uma dedicação maravilhosa no pós. Fiz mamoplastia de aumento e correção de mamas tuberosas.

Diullia San Martin da Silva

Eu fiz cirurgia com Dr. Marcel Molon. Médico excelente, sempre atencioso, super profissional, estou muito feliz e super indico.

Natália Fagundes Goldani

Obrigada, dr. Marcel, por ser esse profissional maravilhoso, dedicado, sempre passando segurança, além de fazer um excelente trabalho. Só tenho a agradecer pela mamoplastia redutora, o resultado ficou acima do esperado. Desde o primeiro atendimento até o pós-cirúrgico, foi excelente. Não posso esquecer da equipe que te acompanha, são maravilhosos. Indico o dr. Marcel, profissional competente e sério

Geanne Cristine

Conheça todos os
procedimentos
de Mamas.

Silicone nas Mamas

Para que alcancemos o resultado esperado, fazemos um minucioso planejamento pré-operatório, considerando fatores como altura, peso, biotipo, medida da parede torácica e tamanho e forma desejados das mamas. Além disso, junto com a paciente, avaliamos aspectos específicos sobre o procedimento. Tais como a localização do implante (atrás do tecido mamário ou do músculo peitoral), sua…

SAIBA MAIS

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora, ou plástica de redução das mamas, é realizada para corrigir seios grandes e caídos. Além de comprometer a aparência e resultar em constrangimento social, mamas volumosas podem trazer desconforto físico, causando dor nas costas e nos ombros, problemas posturais e erupções cutâneas em sua porção inferior. Embora classificado como um procedimento reconstrutivo,…

SAIBA MAIS

Lifting das Mamas – Mastopexia

O lifting das mamas, conhecido também como mastopexia ou plástica de levantamento das mamas, é realizado para restaurar o formato juvenil e a consistência dos seios. Ao longo do tempo, os efeitos da gravidade e da perda de elasticidade natural da pele começam a refletir na aparência dos seios da mulher. Esses fatores, combinados com…

SAIBA MAIS

Ginecomastia

A ginecomastia, ou desenvolvimento excessivo de mamas nos homens, é um problema que costuma constranger o paciente. Esse crescimento pode decorrer de um rompimento do equilíbrio hormonal a partir da puberdade, sendo considerado normal desde que haja involução em um período de até dois anos. É um problema comum entre os idosos devido à diminuição…

SAIBA MAIS

CONVÊNIOS

Atendemos convênios e particulares

Voltar ao topo