Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Drenagem linfática no pós-operatório de Cirurgia Plástica

por

A drenagem linfática é uma grande aliada dos pacientes no pós-operatório de cirurgia plástica. Veja de que forma a técnica pode contribuir para o sucesso de um procedimento

Manter alguns cuidados após a realização de uma cirurgia é fundamental para que se obtenha os resultados desejados. E a drenagem linfática é uma grande aliada do paciente no pós-operatório. Após uma cirurgia, a pessoa normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue drenar, e por isso a drenagem linfática é necessária a fim de reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e até mesmo aliviar as dores. A massagem também auxilia na remoção de hematomas, redução de fibrose, acelera o processo de cicatrização e recuperação pós-operatório, aumentando a hidratação e nutrição celular.

A drenagem linfática é indispensável em casos de lipoaspiração e abdominoplastia, já que, como mencionado, é importante que a técnica ative a circulação, pois as células e placas podem ficar paradas na região abdominal devido à cirurgia, causando inchaço e deformidade. No entanto, a drenagem linfática também pode ser indicada em casos de mamoplastia, blefaroplastia, rinoplastia, lifting facial, mastectomia e cirurgias de implantes de silicone.

A drenagem pós-cirúrgica deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. Na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado e direcionado, de maneira lenta e delicada com o intuito de diminuir o processo inflamatório provocado pela cirurgia. O tempo de espera entre as seções pode variar de acordo com o procedimento, porém, em casos de lipoaspiração, por exemplo, deve-se iniciar o quanto antes, assim que a paciente suportar uma manipulação local, o que acontece geralmente após quatro ou cinco dias. A quantidade de seções necessária pode variar de acordo com cada metabolismo, mas geralmente inicia-se com dez sessões e conclui-se o tratamento assim que o paciente esteja totalmente recuperado dos edemas e hematomas.

Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!

Até o próximo post!

Dr. Marcel Molon
Cirurgia Plastica Porto Alegre


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo